quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O BOM DE VIAJAR É VOLTAR PRA CASA




Adoro viajar! Conhecer lugares novos, ter contato com gente diferente, culturas diferentes, ritmo de vida diferente do seu. Acho isso fascinante. Viajar de carro então é ainda mais interessante. Contar os quilômetros para a próxima parada, passar pelos lugares mais pitorescos que existe nesse Brasil sem fim, provar comidas diferentes. Tudo isso é muito interessante.

A gente vai envelhecendo (vou completar ¼ de século!) e as oportunidades de viajar com a família tornam-se cada vez mais escassa. Você viaja com a turma da faculdade, com as amigas do peito, com o namorado e vai deixando a família de lado. Temos que aproveitar quando a ocasião deixa uma brecha. Na correria do dia-a-dia, passar um mês inteiro passeando com a família é uma dádiva. Muito proveitoso.

Mas chega um dia que a saudade da rotina que você tanto falava mal aperta. Você sente saudade do chuveiro de casa, da comida de casa, dos amigos, do trabalho, da internet. Pronto, é hora de voltar. Retomar a vida. Voltar pra rotina. Minha viagem foi ótima! Mas voltar para casa é ainda melhor.

Um comentário:

Daniel Rocha disse...

Você falando em viagem, enxergo-me viajando o tempo todo... em meus pensamentos... De fato conhecer novas culturas, pessoas, lugares, nos traz uma bagagem de conhecimento... E o conhecimento é fundado com base na fé, na razão, na cultura ética e moral, na estética, na experimentação, etc... Viajar nos dá a liberdade de pensar diferente: ou amamos tanto aquele local a ponto de desejar se mudar pra lá... ou refletimos melhor sobre nossa origem e damos mais valor a nossa própria casa. Quantas vezes, ofuscados pelo nosso desejo de descanso e curtição, queremos tanto usufruir da novidade de vida que naturalmente esquecemos da realidade e passamos a viver uma dimensão abstrata sem nem nos apercebemos do que se passa e que a vida é outra coisa (nossa viajei agora)... Mas o importante é viver a vida sem se preocupar com o conhecimento ou absorções de culturas... O legal é sentir-se livre para voar como a águia...

Adorei seu comentário sobre viajar e voltar pra casa... Beijos...

Daniel Rocha (Brasília/DF)